HOME > BLOG > O QUE é A COMPOSTAGEM BOKASHI?
#DICAS

O que é a Compostagem Bokashi?

A compostagem Bokashi, originária do Japão, transforma resíduos orgânicos em fertilizante, a fim de melhorar a fertilidade do solo. Diferentemente dos métodos tradicionais de compostagem aeróbica, esta compostagem utiliza a fermentação anaeróbica, na qual os microorganismos decompõem os resíduos num ambiente sem oxigénio.

Para iniciar o processo de compostagem Bokashi deverá ter um compostor Bokashi que pode comprar aqui. Além disso, o processo envolve a mistura de resíduos orgânicos e um acelerador de compostagem Bokashi em farelo, constituído por microorganismos eficazes e farelo de arroz ou trigo. Após misturar os resíduos orgânicos e o acelerador de compostagem, estes devem ficar a fermentar durante algumas semanas. Durante esse período, os microorganismos decompõem os resíduos, transformando-os em nutrientes facilmente absorvíveis pelas plantas.

Uma vantagem da compostagem Bokashi é a sua capacidade de processar uma ampla variedade de resíduos, incluindo carne, ovos, laticínios, sem atrair pragas. Além disso, o resultado final é um composto rico em nutrientes e microorganismos benéficos, contribuindo, assim sendo, para a saúde do solo e o crescimento das plantas.

Adicionalmente, a compostagem Bokashi contribui para a gestão sustentável de resíduos orgânicos, reduzindo a quantidade de detritos destinados a aterros sanitários. Simultaneamente, fornece um fertilizante natural e eficaz que melhora a qualidade do solo e da terra que tem nas suas plantas. Sendo esta técnica de compostagem adequada para ambiente urbano, deve ser feita em espaços interiores como por exemplo uma cozinha.

Em síntese, a compostagem Bokashi utiliza a fermentação anaeróbica para transformar resíduos orgânicos em fertilizante de alta qualidade. A sua capacidade de processar diversos materiais e foco na saúde do solo tornam-na uma opção atrativa para promover a sustentabilidade e a fertilidade do solo. Com esta compostagem, os resíduos orgânicos convertem-se num recurso valioso, beneficiando tanto o meio ambiente como a produção vegetal. Simplesmente a partir de casa!